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Com que roupa eu vou?

Sendo o Brasil um país tropical e de proporções continentais, encontramos os mais variados climas durante todo o ano em suas cinco regiões. Quem viaja muito a trabalho sabe bem disso. Então, como manter a elegância e melhorar a apresentação pessoal no dia a dia executivo independente do clima e estação do ano? 

A personal stylist Juliana Bacellar trabalha frequentemente com o público executivo e compartilha algumas dicas preciosas. “Atualmente, o estilo mais adequado tanto para homens quanto mulheres usarem no trabalho é o Elegante, mesclando o clássico com informações atuais”, afirma. Ou seja, nada de excessos. Uma pitada de elementos da moda é interessante, mas cuidado na dosagem. “O excesso pode dar a impressão de que a pessoa não está comprometida com o trabalho. Por isso, bom senso é fundamental!”, alerta a personal stylist.

Vale lembrar que o visual e a atitude do profissional refletem a imagem da empresa, ou seja, não são elementos dissociados. “A imagem dos funcionários pode ser decisiva na hora de transmitir credibilidade e confiança. Pessoas que investem em sua imagem pessoal e aprendem a usá-la a seu favor tornam-se mais cuidadosas, melhoram sua autoestima e consequentemente tornam-se mais confiantes”, explica Juliana. Além disso, o ambiente de trabalho torna-se mais agradável e elegante, segundo a personal.

Verão Elegante
E como manter o visual elegante nos dias mais quentes? “Opte por tecidos leves, com fibras 100%, e cores mais claras. Porém, siga e respeite o dress code (código de vestir) da empresa. Lembre-se: você representa a empresa em que trabalha, refletindo a identidade da mesma”, conta Juliana. O cuidado vale também para o casual day, quando a empresa permite um dia na semana para vestir-se com mais descontração. O casual day não significa desleixo, se vestir de qualquer jeito. É só uma forma de não usar roupas tão formais ou sociais.

Acompanhe mais algumas dicas para não errar no visual de verão:

  • Mulheres: cuidado com decotes, acessórios extravagantes, roupas muito justas, transparências, lingeries à mostra, barriga de fora, sandálias rasteiras, unhas pintadas com esmaltes coloridos, maquiagem com exageros
  • Homens: não usar bermudas, camisetas, chinelos, bonés, calça jeans rasgada ou detonada. Cuidado com cores como amarelo e laranja
  • Comportamento: a elegância vai muito além do visual e também está ligada ao comportamento, às atitudes do indivíduo. Com visual e postura adequados, o profissional vai chamar atenção pela sua boa educação e comportamento exemplar. “Você é a sua melhor marca”, finaliza Juliana.

A personal stylist também separou mais algumas dicas importantes nessa área:

  • Braços
    Evite ficar com os braços cruzados, pois fecha a comunicação. Ou as mãos nos bolsos, que demonstra timidez, insegurança.
  • Apertando as mãos
    Em eventos, mantenha sua mão direita livre pronta para saudar as pessoas.
  • Apresentando-se
    Se você está em um evento e não conhece ninguém, pode se apresentar.
  • Apresentando outros
    Sempre apresente nome com nome. Por exemplo: Aline, esse é o Carlos. Evite: Carlos, essa é a minha secretária.
  • Sendo apresentado
    Sorria, aperte as mãos, repita o nome da pessoa para não esquecer e só fale “muito prazer” quando for embora, não imediatamente à apresentação.
  • Etiqueta ao telefone
    Fale com entusiasmo!
  • Celulares
    Desligue ou coloque no vibra call em restaurantes, teatro, cinema, reuniões. Evite deixar os mesmos em cima da mesa onde vai comer.
  • Cartões de visita
    Ao receber um cartão de visita, olhe para o cartão antes de guardar.
  • Som da sua voz
    O som da nossa voz pode fazer toda diferença em negociações. Cuidar para não falar muito alto e nem baixo demais, nem rápido ou devagar demais. Sua voz influencia 37% da sua imagem cara a cara e 80% o conteúdo do que fala ao telefone.
  •  Compromissos
    Evite confirmar compromissos e cancelar em cima da hora, ou ir a lugares sem ser convidado. Seja pontual e não deixe as pessoas esperando.
  • Cortesias
    Seja cortês com quem conhece ou não, independente da classe social. Cumprimente as pessoas ao entrar no elevador ou em um estabelecimento. Agradeça sempre.
  • Ética
    Evite falar mal das pessoas, mesmo que tenha razão. Evite fofocas de qualquer tipo. Evite criticar os outros, melhor um elogio ou não falar nada. As críticas devem ser feitas diretamente à pessoa e em reserva. Critique a ação e não a pessoa. Por exemplo: “isso que você faz implica nisso”, ao invés de “você é muito isso”.
  • Organização
    Mantenha suas coisas organizadas, inclusive sua vida pessoal e profissional. Caso contrário, tudo vai ecoar em sua reputação.
  • Atitude positiva
    Evite reclamar da vida, do trabalho, do salário, do país ou qualquer coisa que seja. Tom de reclamação faz você parecer uma vítima e não um líder de si mesmo. Se algo não está bom, mude o que é possível. Se não é possível mudar, reveja o sistema.
  • Gratidão
    Agradeça sempre que possível. Atitudes proativas trazem oportunidades positivas. Agradeça mesmo quando não for exatamente da sua maneira, às vezes pode ser uma oportunidade de ver algo de um jeito diferente ou desenvolver uma nova habilidade.

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