O armário cápsula é um conceito que bombou na internet nos últimos anos. Por ser bem flexível, ele pode ser adaptado para todos os estilos e necessidades, garantindo um guarda-roupa mais enxuto e inteligente.
O que é um armário cápsula?
Esse conceito foi criado na década de 1970 pela estilista britânica Susie Faux. Sua ideia era reunir um grupo de peças essenciais e atemporais para compor a base do guarda-roupa e, a partir desse grupo, acrescentar o que fosse necessário a cada estaçao. Algum tempo depois, Donna Karan deu vida ao conteito, lançando uma coleção de apenas 7 peças, todas combinando entre si.
Nos últimos anos, o armário cápsula se popularizou com a onda da sustentabilidade. Sua ideia inicial é criar um armário bem enxuto, facilitando na hora de escolher o look e consumindo com mais responsabilidade. No entanto, muitas mulheres fogem dessa ideia por acreditar que o armário cápsula é algo muito básico e sem graça, o que não é verdade. Ao longo desse post, eu vou mostrar como você pode adotar essa ideia de uma maneira prática, inteligente e cheia de estilo!
Quantas peças devo ter no meu armário cápsula?
Imagem via Fashionista
Como tudo na moda, não existem regras por aqui. A ideia inicial é mergulhar no conceito e adaptá-lo para a sua realidade. Embora muitas pessoas listem 37 peças como a quantidade ideal, tudo vai depender do seu estilo pessoal e estilo de vida.
Outro ponto bacana é definir o “ciclo de vida” desse armário. A maior parte dos usuários da técnica optam por alterar suas peças 1 vez ao ano ou, então, a cada troca de estação. Durante esse tempo, evitam comprar peças extras. No entanto, cabe a você definir suas expectativas e necessidades para, só então, colocar tudo em prática!
Também vale lembrar que peças com modelagens clássicas, tecidos de qualidade e um bom caimento são itens quase eternos. Sempre reserve um espaço do seu guarda-roupas para esses investimentos.
Qual mulher nunca usou essa frase acima, não é mesmo? Com auto conhecimento e organização você aprende a fazer compras assertivas e construir seu closet inteligente.
Passo a passo para criar um armário cápsula com estilo
Agora que você já está por dentro do conceito, é hora de colocar a mão na massa. Sempre tenha em mente que você não é obrigada a seguir fórmulas prontas, afinal, a base da consultoria de imagem é respeitar a personalidade e o estilo de cada um. Nesse guia passo a passo, eu ensino algumas técnicas essenciais para construir um closet inteligente.
1. Descubra o seu estilo pessoal e identifique as peças essenciais para a sua vida
Auto conhecimento em primeiro lugar. Sempre bato nessa tecla, pois ela é fundamental. Quando descobrimos o nosso estilo, fica mais fácil fazer compras conscientes e concisas, além de refinar o total look de acordo com a rotina e os objetivos de vida.
+ O que são os 7 estilos universais e como descobrir o seu
Você não precisa se restringir a peças básicas e com cores neutras. Use e abuse de cores e estampas que favoreçam o total look. Nesse caso, vale ficar de olho, também, na sua coloração pessoal para fazer escolhas mais assertivas.
Depois de identificar o seu estilo, defina quais são as suas peças essenciais. Aqui vale lembrar que a qualidade faz toda a diferença, afinal elas serão usadas constantemente e precisam ter uma boa durabilidade.
Saiba mais:
+ Círculo cromático nos looks: aprenda a combinar cores a seu favor!
+ Mix de estampas: aprenda a criar looks mais criativos
+ 5 acessórios do Inverno 2019 / 2020 para mudar o look
2. Faça um detox no seu armário atual
Agora que você já sabe qual o seu estilo e quais são as roupas que o traduzem com perfeição, é hora de revisar tudo o que você já tem em casa. Depois de tirar todas as peças de dentro do armário, faça uma seleção criteriosa e mantenha apenas peças que:
- Sejam adequadas para o seu estilo de vida;
- Transmitam o seu estilo;
- Tenham qualidade, bom caimento e ajudem a libertar a sua máxima potência;
Dê uma atenção especial aos sapatos, bolsas e outros acessórios. Dentro de um armário cápsula, eles se tornam ainda mais importantes, pois são capazes de mudar um look inteiro!
Visualizza questo post su Instagram
Un post condiviso da Juliana Bacellar (@julianabacellaroficial) in data:
3. Crie combinações e monte um lookbook
Para finalizar, a dica ideal para otimizar suas produções no dia a dia e, de quebra, exercitar a criatividade. Aproveite um dia bem tranquilo, separe todas as suas peças e acessórios e monte o máximo possível de combinações.
Fotografe as suas preferidas e crie um lookbook para registrá-las. O ideal é criar uma pasta específica no celular ou na nuvem, uma vez que essas fotos precisam estar sempre à mão para facilitar o dia a dia. Apesar de parecer trabalhoso, esse passo acaba fazendo com que você ganhe muito tempo durante a semana, já que as possibilidades já foram exploradas de antemão.
Alguns exemplos de combinações diferentes com as mesmas peças. Use e abuse dos acessórios (lenços, meias e meia calça, jóias, bijuterias, chapéus e presilhas também entram aqui)
Seguindo esse passo a passo você consegue criar um armário cápsula inteligente e cheio de estilo, sem se limitar ao básico. Essa é uma ferramenta que facilita a vida, no entanto, exige bastante auto conhecimento. Caso você ainda não se sinta segura ao identificar o próprio estilo ou esteja passando por uma fase de mudanças, que tal investir em uma consultoria de imagem? Descubra os principais benefícios da consultoria clicando aqui.
Dica extra:
Para otimizar seu tempo e espaço, vale a pena revisar as peças a cada troca de estação. Se possível, aproveite para guardar roupas muito levinhas ou então casacos bem pesados quando o tempo mudar.
Aprenda mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem. Clique aqui e baixe meu e-book gratuito