A análise de coloração pessoal é uma das ferramentas da consultoria de imagem. Nos últimos anos, ela ganhou destaque na internet e conquista cada vez mais adeptas. Apesar disso, algumas mulheres ainda tem várias dúvidas sobre o assunto, por isso hoje vamos esclarecer alguns pontos e mostrar as maravilhas que essa técnica pode fazer pelo seu total look.
O que é a análise de coloração pessoal?
Você com certeza já viu, pelo Instagram, muita gente postando a sua cartela de tons, não é mesmo? Eles são o resultado da análise de coloração pessoal.
Essa ferramenta surgiu a partir de uma teoria que usa as estações da natureza para definir diferentes grupos de coloração. A ideia principal é encontrar a gama de tons mais adequada para cada pessoa. Isso é, aqueles que conseguem suavizar a textura da pele, iluminar o rosto e trazer equilíbrio visual. Ela pode ser aplicada tanto nos looks quanto na maquiagem e até na hora de escolher a cor do cabelo!
O método sazonal expandido analisa-se a temperatura, o valor e a intensidade da pele. Isso resulta em uma cartela com os tons ideais para cada um. Na JB Academy utilizamos o exclusivo D.N.A Colors. Ele segue a metodologia sazonal expandida, mas foi pensado e amplamente testado para se adequar a diversidade da pele brasileira e é aprovado pela FIPI – Federação Internacional dos Profissionais de Imagem..
Qual a importância da análise de coloração pessoal?
Primeiramente, essa é uma ferramenta poderosa para quem deseja libertar a máxima potência. Usando as cores certas é possível suavizar imperfeições, manchinhas e olheiras, o que naturalmente traz uma expressão mais iluminada e harmoniosa.
Como tudo na moda, não existe um “certo” ou “errado” pré-determinado. Na verdade, o que acontece é que cores diferentes irão causar um efeito visual diferente. Enquanto para algumas um tom azul esmaecido deixa a expressão mais pesada, para outras ele irá iluminar.
Isso acontece porque o olho humano possui uma capacidade muito grande de adaptação à intensidade de luz e contrastes de cor, o chamado fenômeno do “contraste simultâneo”. Quando a mesma cor é apresentada ao lado de outras, a nossa percepção dela muda. No caso da análise de coloração pessoal, isso importa porque a pele humana tem tons e subtons diferentes e, além disso, também é preciso levar em consideração as cores do olho, sobrancelha e cabelos. Tudo isso somado faz a maior diferença na maneira como percebemos as mesmas cores em pessoas diferentes.
No vídeo acima, você consegue ver o contraste simultâneo em ação. A nossa percepção do amarelo varia de acordo com a cor que o circula! O mesmo ocorre com as cores no total look.
Leia mais:
+ As cores e estampas da Paris Fashion Week Verão 2020
+ Como ser uma consultora de imagem de sucesso?
+ Quais são as cores do Verão 2019 / 2020?
Como descobrir a minha cartela de cores?
Para quem deseja descobrir de maneira assertiva a sua cartela de cores, o ideal é fazer uma análise com uma consultora de imagem qualificada. Com o método correto, ela irá avaliar as suas cores e descobrir qual paleta é a mais adequada para criar um total look harmonioso. Se você ainda não sabe como funciona uma consultoria de imagem, clique aqui e descubra todos os benefícios de apostar em uma.
A partir dessas informações, é possível criar combinações de cores mais criativas, além de escolher maquiagens, esmaltes e até tons de cabelo que evidenciem o seu melhor em todas as ocasiões.
Que tal aprender mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem? Clique aqui e baixe meu e-book gratuito!