O tie dye é aquela técnica de tingimento artesanal que ficou conhecida com os hippies dos anos 70. Hoje em dia, ele aparece mais moderninho e promete agradar diversos estilos.
Além disso, é uma técnica fácil e divertida para quem adora criar suas próprias roupas em casa.
O que é tie dye?
Tie–dye significa, literalmente, “amarrar e tingir”. Assim, fica claro do que se trata: você amarra o tecido e depois o mergulha em um banho de tintas coloridas, criando padrões diferenciados.
Essa é uma técnica milenar, mas que virou febre no mundo da moda com a revolução hippie dos anos 70. No entanto, não se deixe enganar: atualmente o tie dye foi reinventado e está mais cool do que nunca!
Marcas como Stella McCartney, Prabal Gurung e Dior já investiram na tendência, trazendo um olhar diferenciado e bem elegante para o tie dye.
Como fazer tie dye em casa?
Quando uma tendência artesanal está em alta, quem adora tutoriais estilo “faça-você-mesma” pode comemorar. Isso porque, no caso do tie dye, é super fácil fazer em casa.
Além disso, é uma oportunidade de repaginar aquelas peças que ficaram esquecidas no armário e modernizar o total look gastando pouco. Veja no vídeo abaixo como é fácil:
A princípio, o tie dye pode ser feito de duas formas: colorindo peças brancas com pigmentos ou, ainda, removendo a cor com o uso de água sanitária. Em ambos os casos, é uma técnica excelente para exercitar a criatividade. Para criar um jeans inspirado no look Stella McCartney, basta seguir os passos do vídeo abaixo:
Desse modo, o que faz realmente a diferença são as amarrações. Vale a pena dedicar um tempinho para pesquisar e testar aquelas que você mais gosta. Outra ideia bacana é customizar acessórios, como lenços, tênis e bolsas de tecido. Vale tudo para entrar na tendência do tie dye.
Leia mais:
+ Loungewear: o que é e como apostar nessa tendência super confortável
+ Apps de moda: aproveite esses aplicativos para turbinar seu estilo
Quem pode usar peças com tie dye?
Por fim, a pergunta que não quer calar: será que todo mundo pode usar tie dye? Bom, depende. Em geral, estilos como esportivo, moderno e criativo tendem naturalmente a gostar mais dessa técnica de tingimento artesanal.
No entanto, além das roupas, o tie dye também pode aparecer nos acessórios (calçados, brincos, colares, lenços, bolsas, etc) e ganhar tons mais discretos. Isso faz com que a tendência possa, também, ser adaptada a outros estilos, desde que bem dosada dentro do total look.
O ideal, como sempre, é compreender qual imagem você quer passar e entender como as tendências podem ser adaptadas de modo a transmitir essa mensagem. Afinal, a moda é uma ferramenta criativa que faz toda a diferença na forma como você se apresenta para o mundo.
https://www.instagram.com/p/B_fRSXwHtcY/
Posts relacionados:
- Acessórios do Verão 2021 para mudar o total look com…
- Loungewear: o que é e como apostar nessa tendência…
- Jeans Verão 2020: 5 peças essenciais para investir
- As estampas do Inverno 2019 / 2020 em 4 super apostas
- Tipos de jeans: conheça 4 modelos diferentes para…
- Estampas psicodélicas: tudo sobre a tendência que…