A teoria das gerações da moda vem do marketing geracional. O processo, que divide o público em segmentos com base em sua idade, auxilia na compreensão do comportamento do consumidor.
Por isso, quando falamos em tendências, os pesquisadores sempre levam isso em consideração. Com certeza você já ouviu falar nas gerações X, Y e Z, não é mesmo? Então hoje vamos desvendar o que cada uma significa e como elas podem auxiliar na prospecção de tendências.
O que são as gerações da moda?
Como falamos anteriormente, o marketing geracional agrupa os consumidores de acordo com sua data de nascimento. Com isso, é possível analisar o comportamento com base nos estímulos socials e culturais recebidos, bem como na fase da vida que cada um se encontra.
Atualmente, temos quatro gerações principais: baby boomers, geração X (Gen X), geração Y (millennials) e geração Z (Gen Z). Cada qual uem seu próprio conjunto de crenças, preferências e experiências compartilhadas, que influenciam a maneira como pensam e agem.
Fatores culturais e sociopolíticos, como desenvolvimentos tecnológicos e instabilidade financeira, são alguns de seus maiores impulsionadores.
Para uma boa consultora de moda, é sempre interessante acompanhar e prospectar tendências. E, para compreendê-las além do básico, é interessante conhecer a teoria das gerações, aplicando-a com suas clientes. Seja para oferecer seus serviços ou, ainda, desenvolver estratégias de imagem.
Assim, é possível entender melhor como cada indivíduo se relaciona com a moda e com o consumo.
Quais são as 4 principais gerações?
- Geração Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960
- Geração X: nascidos entre 1960 e 1980
- Geração Y (Millennials): nascidos entre 1980 e 1995
- Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010
Contudo, vale observar que os nascidos no início de uma geração sofrem influência da geração anterior. Sendo assim, é normal que alguns comportamentos acabem se misturando.
Quem nasceu no início da década de 80, por exemplo, talvez tenha mais características da Geração X que dos Millennials.
Na sequência, vamos compreender melhor cada uma delas.
As principais características de cada geração da moda
1. Baby Boomers
Em primeiro lugar, temos os baby boomers, que nasceram em meados da década de 1940 até o início da década de 1960.
Como geração do pós-guerra, eles cresceram em uma época de prosperidade e crescimento econômico. De todas as gerações, são os que têm o maior poder aquisitivo e a renda mais discricionária.
Eles passaram a maior parte de suas vidas sem tecnologia moderna, mas muitos adotaram dispositivos móveis, mídias sociais e compras online.
Os baby boomers são altamente motivados por bons negócios e são muito leais à marcas.
2. Geração X
Em segundo lugar, temos a Geração X, que nasceu em meados dos anos 1960 até o início dos anos 1980. Essa geração é frequentemente esquecida, sendo a menor geração e a ponte entre os baby boomers e os millennials.
Ao contrário de seus pais, eles cresceram em uma recessão, o que significa que foram cautelosos com o dinheiro a vida inteira. Ademais, também são mais céticos, o que significa que confiam menos nas empresas e em seus esforços de marketing do que outras gerações.
Hoje, os membros da Geração X hesitam em relação a mudanças e inovações, preferindo manter o que sabem. Por fim, isso que os torna a geração mais leal à marcas.
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3. Geração Y, os Millennials
Na sequência, temos os Millennials, uma das gerações de consumidores que mais impacta as tendências atuais.
Assim, nascidos em meados da década de 1980 até meados da década de 1990, eles foram a primeira geração a crescer com tecnologia moderna.
Aliás, cabe ainda lembrar que a geração do milênio não é apenas a maior demografia da força de trabalho, mas a maior geração da história.
Eles são mais propensos a gastar do que economizar e preferem o valor à conveniência.
Hoje, os millennials são normalmente a geração mais comentada em todos os setores. Eles dão mais importância às mensagens autênticas da marca do que as gerações anteriores. Também buscam marcas que sejam social e ambientalmente conscientes.
82% dos millennials valorizam a propaganda boca a boca de familiares, amigos e influenciadores acima de tudo porque valorizam a aceitação dos colegas e a defesa social.
4. Geração Z
Por último, temos uma das gerações da moda mais comentadas da atualidade, a Gen Z dos nascidos em meados da década de 1990 até o início da década de 2010.
Atualmente, a Geração Z é a geração mais diversificada e mais experiente em tecnologia. Embora muitos deles ainda sejam jovens, já detêm uma quantidade significativa de poder de compra global.
Devido à incerteza econômica decorrente da Grande Recessão e da pandemia do COVID-19, eles valorizam a estabilidade financeira acima de tudo e são gastadores responsáveis.
Hoje, a Geração Z depende mais de avaliações, recomendações e mídias sociais do que qualquer outra geração da moda. Eles se envolvem melhor com marcas que utilizam técnicas de vendas sociais e aquelas que respondem ativamente aos seus comentários e feedback.
Embora experimentem um estresse significativo com dívidas pessoais e procurem maneiras de economizar dinheiro, é menos provável que se inscrevam em programas de fidelidade em comparação com a Geração X.
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