A colorimetria nos auxilia a destacar as qualidades mais atraentes de uma pessoa por meio do uso das cores. E com certeza você já ouviu falar sobre ela. Seja nas aulas de física na escola ou, ainda, no feed do Instagram como parte da coloração pessoal, seu estudo está mais em alta do que nunca.
Por isso, hoje vamos explicar tudo sobre a arte de encontrar as cores que mais combinam com cada mulher.
Afinal, o que é colorimetria?
Para começar, é preciso pontuar que a colorimetria é uma união de a ciência e a tecnologia usadas para quantificar e descrever fisicamente a percepção humana das cores. Afinal, o modo como enxergamos as cores varia de acordo com a iluminação e os objetos ao redor.
Isso ocorre porque a percepção da cor feita pelo olho humano e interpretada pelo cérebro divide-se em quatro níveis: físicos, psicofísico, psicométrico e visual.
Por isso, o estudo da colorimetria é parte fundamental da análise de coloração pessoal. Uma vez que essa percepção visual não ocorre da mesma forma para todos, fatores como tons, subtons e ‘estações’ são extremamente relevantes para acertar na cor.
De modo simples, nossa pele, cabelo, olhos e nível de contraste pessoal tem o poder de alterar a forma como os outros percebem as cores que vestimos.
Aprenda como usar a colorimetria a seu favor
A cor transmite emoções e ideias porque, culturalmente, associamos uma série de atributos às tonalidades. Ademais, contextos históricos, sociais e artísticos também tem esse poder. Sendo assim, é interessante aprender como usar as cores como aliadas.
Ao fazer isso, além de valorizar suas características, também é possível reduzir as compras por impulso e passar uma imagem pessoal mais assertiva. Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe. Na sequência, nós explicaremos tudo sobre o assunto.
Como descobrir minha cartela de cores?
Primeiramente, é preciso contratar um profissional de análise de coloração pessoal. Dentro da consultoria, um dos passos iniciais é é identificar o tom e o subtom da pessoa.
Simplificando, o tom determina a que família de cores pertence a característica que estamos a ver (como azuis, verdes ou rosas). Enquanto o subtom refere-se à temperatura da cor (fria ou quente).
Estabelecido isso, é hora de passar para um segundo assunto que para muitos é o mais difícil de identificar: a estação das cores. Sua estação de cores determinará a paleta de cores correspondente. Assim, primavera e o outono incluem pessoas quentes, enquanto o verão e o inverno são para as temperaturas de pele frias.
De modo geral, as cores saturadas e brilhantes combinam melhor com as pessoas da primavera. Enquanto as cores quentes funcionam melhor com as pessoas do outono. Já por outro lado, o grupo do verão fica melhor com cores pastéis brilhantes e, por fim, as pessoas do inverno fazem sucesso com cores puras e intensas.
Certamente, uma opinião profissional leva em conta as particularidades de cada um. E é indispensável na hora de utilizar a colorimetria para encontrar sua cartela de cores mais favorável.
Leia também:
+ Jeans 2023: 5 tendências para atualizar o armário
+ Azul cerúleo: tudo sobre a cor mais quente para 2023
+ Calça Branca: 4 dicas para não errar na hora de usar a peça
5 motivos pelos quais a colorimetria é importante na consultoria de imagem
- Primeiramente, as cores têm poder de Iluminar a aparência da sua pele.
- A cartela de cores correta ajuda a camuflar as imperfeições.
- Ademais, ao harmonizar sua imagem, coloca-se o foco em você, não na cor.
- O uso das cores ajuda a escolher roupas simples e bonitas, mas que chamam a atenção.
- Use a psicologia das cores como sua aliada do dia a dia para entender como você se retrata.
Que tal receber o seu projeto de imagem personalizado com as cores, estilos, cortes e formatos certos para você? Clique aqui e confira como.
Posts relacionados:
- Coloração pessoal: principais benefícios de…
- Looks com bota branca: aprenda a usar o acessório sem erros
- Luxo Silencioso: a tendência da elegância discreta
- Fast Fashion: 4 documentários para entender o fenômeno
- Desinfluência: uma nova cultura de consumo digital
- Conjuntinhos: aprenda como usar a tendência em 2022