Feminino e delicado, o sapato Mary Jane voltou a ganhar os holofotes. Atualmente, ele também aparece em versões mais moderninhas, com plataformas tratoradas.
Como você pode perceber, a tendência ressurge mais versátil do que nunca. E nós vamos contar tudo sobre essa novidade na sequência.
A história do sapato Mary Jane
Em primeiro lugar, vamos voltar às origens. Isso porque o calçado tem uma história bem interessante, assim como os demais clássicos da moda.
Originalmente, o sapato Mary Jane era infantil e unissex, também conhecido pelos nomes de Bar ou sapato de boneca, muito comum com os uniformes escolares. Foi somente a partir de 1930 na América do Norte e na década de 1940 na Europa que o acessório passou a ser percebido como um item feminino.
Na década de 1920, o sapato mary Jane ganhou as pistas de dança nos clubes de jazz, embalado pelas Flapper Girls, conhecidas no Brasil como “Melindrosas”. Isto é, mulheres jovens, que usavam saias curtas, aboliram o espartilho e cortavam seus cabelos curtos. Elas também ouviam e dançavam provocativamente o jazz e o charleston, se desligando, assim, das expectativas de gênero da época.
Durante as décadas de 60, 70 e 80 o calçado abriu caminho nas passarelas e logo virou o queridinho de nomes como Twiggy.
Ano após ano, o sapato Mary Jane foi se transformando em item constante na cultura pop. Ele marcou presença em Sex and The City e também no icônico filme “As Patricinhas de Beverly Hills”, queridinho da personagem Cher.
Sapato Mary Jane é tendência para 2023
Como todo clássico, é claro que o sapato Mary Jane também voltou ao pódio das tendências. Assim, na na semana de moda primavera 2023, o acessório dominou os looks da Prada e também fez a cabeça do estilista Raf Simons, em versões bem alegres e coloridas. Dos 55 looks apresentados, 47 traziam Mary Janes nos pés.
Na contramão, veio Maria Grazia Chiuri, da Dior, trazendo o modelo em uma versão mais contemporânea e pesada, com tiras até o joelho que lembra os coturnos.
Com esses nomes de peso trazendo o modelo de volta às passarelas, é claro que o calçado caiu rapidamente no gosto das fashion girls. Atualmente, basta um giro pelo feed do Instagram ou do Tik Tok para notar que a tendência vem ganhando cada vez mais tração.
Como usar
Agora que você já sabe tudo sobre a tendência, é hora de pensar em como adaptá-la para o seu estilo. Certamente, com tantas versões dando sopa por aí, fica fácil encontrar um Mary Jane para chamar de seu.
Desde as versões mais pesadas para as criativas e modernas, o modelo clássico e feminino também faz sucesso em looks elegantes. Já para as mulheres sensuais, é bacana pensar em um modelo com bico fino e mais alongado, acompanhado de um salto.
E no estilo esportivo, vale incorporar um Mary Jane com salto plataforma tratorado, combinado com camiseta ou até mesmo peça de moletom.
Se você lê o blog frequentemente, já sabe que somos fãs dos acessórios pelo seu poder de transformar o total look. Afinal, eles tem o poder de adaptar praticamente qualquer tendência para o estilo pessoal de uma mulher.
E quando falamos dos clássicos da moda, a história fica ainda mais interessante, uma vez que eles são um investimento daqueles para a vida toda. No inverno, o calçado Mary Jane fica lindo com meia calça de diferentes gramaturas. Até mesmo a meia 3/4 pode aparecer com aqui, acompanhada de uma calça mais curtinha.
Para o escritório, combine a peça com itens de alfaiataria e invista nas versões flat para garantir conforto o dia todo. Se o seu trabalho permite, um Mary Jane colorido é o toque ideal para deixar o jeans mais interessante, combinado com uma camisa de linho ou algodão, como fazem as parisienses.
E você, vai aderir essa tendência?
Conclusão
O calçado Mary Jane é, de fato, uma daquelas peças nas quais vale a pena investir. Desde que o item se encaixe no seu estilo pessoal, pode comprar com a certeza de que vai durar por muitas e muitas temporadas.
Assim, quando conhecemos melhor a história da moda, fica mais fácil aprender a fazer compras melhores. E, além disso, adaptar as tendências de acordo com a personalidade de cada um.
Por isso, é tão importante investir em uma consultoria de imagem pessoal. Afinal, além de recuperar a auto-estima auxiliar na sua projeção certeira para o mundo, o processo ainda garante um armário mais enxuto e cheio de opções incríveis para o dia a dia.
Que tal receber o seu projeto de imagem personalizado com as cores, estilos, cortes e formatos certos para você? Clique aqui e confira como.
Posts relacionados:
- 4 calçados tendência para apostar agora
- Looks com bota branca: aprenda a usar o acessório sem erros
- Sapato Oxford: tudo sobre a tendência clássica da vez
- Sapato colorido é tendência, aprenda como usar
- Very Peri: a cor do ano 2022 pela Pantone promete…
- Paris Fashion Week 2022: confira as principais tendências