Em um mundo cada vez mais acelerado, o fast fashion reina quase absoluto. Inclusive, muitas pessoas ainda condenam quem repete a mesma roupa muitas vezes. Parece incongruente com o propósito de um armário inteligente, não é mesmo?
Essa busca pela novidade a qualquer custo prejudica o meio ambiente. E também tem impactos negativos na construção de um estilo pessoal assertivo. Sabe aquela tendência que você comprou só pelo precinho, mas nunca usou? É aí que mora o perigo.
Ademais, essa busca por novidade está prejudicando o planeta. Isso porque a cultura do consumo excessivo é incentivada. Ainda há uma ênfase na quantidade, ao invés da qualidade.
Cada vez mais, precisamos falar sobre sustentabilidade na indústria da moda. Onde e como as roupas são produzidas? O que acontece com elas quando não são mais usadas?
Pensando nisso, listamos alguns filmes e documentários que revelam os impactos do “fast fashion” no mundo e no meio ambiente:
Afinal, o que é fast fashion?
Para começar, vamos explicar, de forma simples, esse modelo de produção. O fast fashion é um modelo de negócios na moda que enfatiza produção acelerada e tendências passageiras.
De modo geral, é frequentemente associado a grandes marcas, como Zara, H&M e Shein. Contudo, outras marcas menores acabaram se apropriando da mesma logística.
Então, o fast fashion se concentra em criar e disponibilizar roupas rapidamente, a preços acessíveis e baixa qualidade. Com isso, acaba estimulando compras frequentes, sob a desculpa de seguir as últimas tendências.
Como resultado, novas coleções são lançadas a cada poucas semanas, em vez das estações tradicionais.
O lado negativo
Ainda que o modelo torne a moda mais acessível, o fast fashion acaba gerando impactos negativos no planeta. E também na cadeia de produção.
Isso porque a produção barata ocorre, muitas vezes, em condições questionáveis de trabalho. Países em desenvolvimento, com legislação trabalhista e ambiental falha, acabam potencializando o problema.
Por fim, a alta produção, baixa qualidade e péssimas condições de trabalho contribuíram para a fama negativa do modelo.
4 documentários para entender os impactos do fast fashion no mundo
Agora que você já sabe mais sobre o modelo de produção, chegou a hora de compreender os seus impactos. Por isso, selecionamos algumas obras incríveis para quem gosta de se aprofundar no assunto.
Confira na sequência:
1. River Blue (2017)
Em primeiro lugar, um filme aclamado pela crítica. Nele, o conservacionista Mark Angelo acaba descobrindo e documentando o lado negro da indústria da moda global.
Nosso item essencial favorito, um par de jeans azul, é o foco principal deste documentário. Com ele, Angelo revela a poluição que a confecção de jeans causa nos rios ao redor do mundo.
Isso ocorre devido às técnicas de produção química prejudiciais, e também ao descarte negligente de resíduos químicos perigosos.
Onde assistir: Amazon Prime
2. The True Cost (2015) – Documentários sobre fast fashion
Na sequência, temos um dos títulos mais famosos sobre o tema. Afinal, “The True Cost,” dirigido por Andrew Morgan, é um documentário sobre as pessoas que fabricam as roupas que vestimos.
Ele aborda, ainda, e os efeitos que a indústria do fast fashion tem sobre a sociedade, o meio ambiente e os trabalhadores. Desse modo, The True Cost revela o lado sombrio e obscuro da cadeia global de abastecimento da fast fashion.
De fato, é um documentário bastante interessante. Explorando as relações entre moda, consumismo e globalização, o título traz à tona o desperdício, a pobreza e a desigualdade que existem nos bastidores da indústria.
Leia também:
+ Looks com sapatilha: 3 dicas para atualizar a produção
+ Colorimetria: o que é e como usar o estudo das cores
+ Slow fashion: o que é e como ele pode mudar o seu modo de comprar roupas
3. Machines (2017)
Lançado em 2017 e dirigido por Rahul Jain, o documentário retrata a precariedade no trabalho, higiene e segurança na indústria indiana. Afinal, a Índia é um dos maiores exportadores de têsteis e vestuário. Até mesmo grifes como Dior produzem no país.
Acompanhando os trabalhadores de uma gigantesca fábrica no estado de Gujarat, Índia, Jain percorre os corredores e entranhas dessa estrutura. E choca ao mostrar a realidade de uma jornada de trabalho físico desumanizador e repleto de dificuldades.
Onde assistir: Amazon Prime
4. Made in Bangladesh (2019) – Filmes sobre fast fashion
Por último, temos um filme produzido em Bangladesh e dirigido por Rubaiyat Hossain. No longa, a história se desenvolve tendo os impactos do fast fashion como parte fundamental da trama.
Shimu, de 23 anos, trabalha em uma fábrica de roupas em Dhaka, Bangladesh. Diante de condições difíceis no trabalho, ela decide iniciar um sindicato com seus colegas de trabalho. Apesar das ameaças da gerência e da desaprovação de seu marido, Shimu está determinada a continuar. Juntas, as mulheres precisam lutar e encontrar uma maneira de seguir em frente.
Conclusão
O fast fashion, com sua produção acelerada e tendências passageiras, certamente causa impactos significativos no meio ambiente. E também, é claro, nas condições de trabalho.
Desse modo, os documentários são cruciais para incentivar a conscientização sobre os efeitos negativos do fast fashion. Portanto, se você se interessa pelo assunto, assista aos títulos da lista!
Que tal receber o seu projeto de imagem personalizado com as cores, estilos, cortes e formatos certos para você? Clique aqui e confira como.