Nostalgia e romantismo dão as caras na tendência cottagecore. Assim, a estética romantiza a vida campestre, simples e desacelerada ganha cada vez mais destaque nas mídias sociais. Embora não seja de fato uma novidade, ela ganha força total para o verão 2024 e conquista cada vez mais adeptos.
De acordo com o site BoF (Business of Fashion), o termo tem sido mencionado extensivamente ao longo dos ùltimos anos. Apenas no Tik Tok, a hashtag cottagecore já acumula mais de 14.5 bilhões de visualizações.
Afinal, o que é a estética cottagecore?
Em um mundo cada vez mais acelerado, o cottagecore é uma estética que surge como um refúgio da agitação da vida moderna. Esta tendência nos convida a voltar nosso olhar para uma época mais simples e tranquila, onde a natureza, a simplicidade e a autossuficiência eram os pilares da vida cotidiana.
Produções como “Adoráveis Mulheres” de Greta Gerwig, bem como as séries “Anne with an E” e “Bridgerton”da Netflix exemplificam a atmosfera acolhedora do cottagecore.
No mais, essa tendência celebra a simplicidade. Pense em arranjos de flores frescas, comida caseira, atividades ao ar livre e artesanato, como costura e jardinagem, incorporados à vida cotidiana.
Inicialmente adotada como uma fuga da agitação da pandemia, o cottagecore agora representa uma mudança de estilo de vida. Em um período em que a conversa gira em torno de “luxo silencioso” e “tradição antiga”, o verdadeiro luxo é ter tempo livre e qualidade de vida.
Leia também:
+ Vestidos atemporais: conheça 5 modelos para investir e usar sempre
+ Coloração pessoal: principais benefícios de descobrir a sua cartela de cores
O cottagecore na moda
Quando pensamos em moda cottagecore, são as mangas bufantes, laços, vestidos leves com elástico, estampas florais e tons terrosos que marcam o estilo. Assim, a estética cottagecore exala um ar de romantismo lúdico. Mas traz, ainda, um toque da praticidade necessária para viver em uma fazenda, ou em um terreno isolado no meio do nada.
Isso é mais evidente na valorização de peças feitas à mão ao lado de peças que remetem à era vitoriana, como espartilhos, e vestidos com mangas bufantes. Mantendo a delicadeza, o tecidos e estampas que evocam tempos de outrora, tais como enda, bordados, toile e estampas florais.
Para aderir a essa tendência na agitação das cidades, basta incorporar elementos campestres em seu visual urbano. Pense em golas delicadas, babados, tecidos naturais e acessórios com toque artesanal, como crochê e bordados.
Até mesmo no ambiente de trabalho, as peças-chave do cottagecore podem ser combinadas com roupas mais formais, tornando o estilo acessível a qualquer ocasião.
A estética campestre nas passarelas
Uma vez que o cottagecore já está no radar da moda há algumas temporadas, muitas marcas já apostaram na estética. O visual chegou às passarelas graças a marcas como Paul & Joe, Ganni e Erdem, que apresentaram desfiles com vestidos campestres volumosos, estampas florais encantadoras, chapéus de palha e cardigãs de crochê.
Como acontece com qualquer tendência, celebridades também abraçaram o cottagecore com entusiasmo. Nomes como Katie Holmes, Alexa Chung e Fearne Cotton acabaram adotando o visual inspirado na vida rural em várias ocasiões.
Além de apostar no feito à mão, a moda cottagecore também incentiva o consumo sustentável, com muitas peças vintage e adquiridas em brechós. Com isso, remete à antiga ética de “se virar com o que tem”, muito comum em gerações passadas.
Conclusão
Em resumo, o cottagecore reflete uma busca pela simplicidade, natureza e romantismo. Deste modo, com elementos como mangas bufantes, estampas florais, materiais naturais e tons terrosos, a estética inspira um estilo nostálgico e o apreço pela vida no campo.
Essa tendência, por fim, transcende as estações e é um lembrete de que, em meio à agitação da moda contemporânea, a elegância e o encanto da vida rural têm um lugar cativante e duradouro no guarda-roupas feminino.
Que tal receber o seu projeto de imagem personalizado com as cores, estilos, cortes e formatos certos para você? Clique aqui e confira como.