Análise cromática: descubra como funciona e sua importância no estilo pessoal

análise cromática faz parte da coloração pessoal, que se popularizou bastante nos últimos anos. Com certeza você já viu inúmeras mulheres no Instagram, postando sobre a sua cartela de cores, não é mesmo? Essa técnica faz o maior sucesso e serve para realçar e valorizar ainda mais a beleza de cada uma.

O que é análise cromática?

Também conhecida como análise de coloração, ela serve para detectar qual o tom ideal de cor que combina e harmoniza melhor com a sua pele. Isso porque as cores tem o poder de valorizar e realçar ou de simplesmente apagar, envelhecer e até deixar a pessoa com aspecto triste.

Sendo assim, seguir a cartela ideal ajuda a suavizar imperfeições, manchinhas e olheiras, o que naturalmente traz uma expressão mais iluminada e harmoniosa. Além disso, também é poderosa na hora de libertar a máxima potência e criar um total look ainda mais certeiro.

Pode parecer uma premissa exagerada, mas na verdade ela é apenas um reflexo da teoria das cores em ação. É pura física. As cores, como as vemos, são determinadas pela frequência da luz. E a nossa percepção delas também varia dependendo dos objetos ao redor, que também possuem suas cores. Por isso, pessoas diferentes obtém resultados diferentes com uma mesma cor. Uma tonalidade que para você valoriza, para a amiga pode não ser a mais indicada.

Benefícios

  • Valoriza a beleza natural, minimizando manchinhas e linhas de expressão;
  • Facilita na hora de comprar novas peças e combinar as que já tem no armário;
  • Também ajuda na hora de escolher a cor do cabelo e até mesmo da maquiagem:
  • Traz mais confiança na hora de montar o total look, exercitando a criatividade;
  • Ideal para quem tem medo de combinar cores.

Análise cromática e o método Sazonal Expandido

No Método Sazonal Expandido, sistema usado pela JB Academy, o sistema de análise baseia-se na teoria das quatro estações. Com isso, é possível classificar os indivíduos em quatro categorias: Inverno, Primavera, Verão e Outono.

Criado na década de 50 pela estilista californiana Suzanne Caygill, o método parte do princípio de que a natureza guarda em si uma fórmula para a harmonia de cores que se reflete nas 4 estações do ano. E que que se relaciona com a coloração natural, personalidade e estilo dos indivíduos. São os pigmentos da pele e olhos que determinam se um indivíduo é do tipo Primavera, Verão, Outono e Inverno. Após descobrir a sua cartela, a ideia é encontrar nas paletas destas estações as cores que naturalmente estão em harmonia com a sua essência.

Para que uma cartela seja considerada ideal na análise cromática, o ideal é que as cores harmonizem, valorizem e não se destaquem mais que o rosto. Os olhos, por exemplo, devem ter o fundo brilhante e as manchinhas devem ser suavizadas.

Leia também:

Ponto focal: aprenda como usar esse truque de estilo a seu favor nos looks

Cores quentes e cores frias: você sabe a diferença entre elas?

Como fazer a análise de coloração pessoal

Uma vez que se trata de um método bastante estudado e certificado, o ideal é contratar um bom profissional. De modo geral, a análise é feita sempre na luz do dia, sem maquiagem e com bandeiras têxteis para encontrar a temperatura da pele, valor das cores e saturação.

A consultora de imagem é qualificada para encontrar a cartela de cores ideal e, além disso, também pode ensinar técnicas para integrar todas as cores no total look, até mesmo as que não fazem parte da sua paleta.

Mas lembre-se sempre de que o profissional precisa ser um expert certificado, para garantir que a análise cromática está correta.

Posso usar cores que não fazem parte da minha cartela?

Por fim, uma dúvida que assombra muitas mulheres. Como tudo na consultoria de imagem, a ideia não é limitar, mas sim expandir horizontes. Não pense, portanto, que você precisa usar somente as tonalidades da sua cartela de cores. Embora elas sejam as mais favoráveis, alguns truques ajudam a integrar outros tons no total look. Evitar usar as peças perto do rosto, por exemplo, já é um bom caminho.

O ideal é mesmo investir em auto-conhecimento, pois a técnica é sempre muito mais eficiente do que o truque. Isso porque as dicas de moda, embora eficientes, são ainda genéricas. Para libertar a sua máxima potência e criar um total look que reflita sua essência, vale investir em uma boa consultoria e aprender o passo a passo, aplicando todas as técnicas no dia a dia.

Que tal aprender mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem? Clique aqui e baixe meu e-book gratuito!

Compartilhar esta postagem

Siga-me no Instagram, Facebook e YouTube para não perder nenhuma das novidades que estão chegando!

Dúvidas?

Entre em contato comigo!

JB ACADEMY
R. Professor Brasílio Ovídio da Costa, 923 – Curitiba/PR

Fale comigo!

Copyright 2023 | Juliana Bacellar | Todos os Direitos Reservados

Receba nossos conteúdos exclusivos


This will close in 0 seconds

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudar?
× Como posso te ajudar?