Que as duas andam lado a lado não é nenhuma novidade, mas a influência da arte na moda está cada vez mais literal. Para o verão 2020, essa inspiração aparece nas estampas de pinceladas abstratas e na releitura de quadros famosos. Até mesmo os bordados ganham versos poéticos nessa tendência que chegou para ficar!
A arte na moda para o verão 2020
Schiaparelli SS 19 e montagem via Harvey Nichols
Enquanto os estilistas se esforçam para criar roupas cada vez mais cheias de significado, a arte se transforma em protagonista. As mulheres mais elegantes vão se deleitar com as estamparias de pinceladas abstratas e reprodução de fotografias experimentais e cartazes modernistas.
Dries Van Noten SS 19
Arte abstrata e moderninha nas passarelas. As pinceladas são hit! Imagem via Glowsly
Essa pegada vanguardista chegou bastante influenciada pela estética de Phoebe Philo, antiga estilista à frente da Celine. Ela foi responsável por revolucionar a marca e o seu desligamento da direção criativa causou um verdadeiro frenesí. Assim que Hedi Slimane desfilou sua primeira coleção no comando da Celine, as fãs da marca correram para as lojas e esgotaram imediatamente todas as peças assinadas por Phoebe.
Phoebe Philo criava as peças da Celine pensando sempre em mulheres da vanguarda intelectual
Deu para notar como a imagem da mulher culta e poderosa da antiga Céline de Phoebe Philo marcou toda uma geração, né? Agora imagine essa estética sendo cada vez mais trabalhada nas passarelas. Dries Van Noten e Chalayan exploraram com maestria a arte abstrata e elegantíssima em suas coleções de verão.
Chalayan SS19
Dries Van Noten SS 19 – Sofisticação e elegância
Pop art, poesias bordadas, colagens e fotografias são tendência de estamparia que celebra a arte na moda
As mulheres mais ousadas e criativas, por sua vez, ficarão felizes em saber que os motivos inspirados na Pop Art e em pinceladas mega coloridas também estão em alta. A pop art é o movimento artístico intimamente associado a Andy Warhol. No início da década de 1960, ele zombava do esnobismo das artes plásticas ao pegar objetos de massa e do cotidiano e incluí-los em suas criações artísticas. Para o verão 2020, grandes marcas como Dolce & Gabbana, Marni e Balenciaga exploram ao máximo esse movimento artístico super descolado.
Maison Margiela Couture SS19 – O grafitti, expressão artística das ruas vira inspiração na estamparia exagerada e criativa.
Abrindo alas para o romantismo em sua máxima potência, o bordado explora facetas mais delicadas da arte na moda. Exemplo disso é a coleção alta costura da grife Valentino, assinada por Pierpaolo Piccioli. Para o Inverno 2019, o estilista convidou quatro artistas da atualidade para escrever uma antologia sobre o amor, intitulada “Valentino ON Love”. Com escritos de Greta Bellamacina, Mustafa O Poeta, Yrsa Daley-Ward e Robert Montgomery. Nessa coleção, os vestidos transparentes e vaporosos traziam bordados delicados e trechos de poesias apaixonadas.
Valentino SS19
Em outra ala mais moderninha, colagens e elementos da Pop Art coloriam as peças e ilustravam diferentes definições de amor. Essa é, por fim, uma temporada excelente para as apaixonadas pelas artes, pela literatura e por tudo que move esse mundo criativo da moda. Afinal, as roupas precisam ser uma extensão da nossa personalidade e nada mais incrível do que vestir uma obra de arte (ou um look inspirado por alguma delas), não é mesmo?
Valentino Fall 2019
Quer aprender mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem? Clique aqui e baixe meu e-book gratuito!
Posts relacionados:
- Quais são as cores do Verão 2019 / 2020?
- Estilo criativo: 5 ideias para incorporar nos looks
- Inverno 2020 / 2021 - Principais tendências de NY e Milão
- As estampas do Inverno 2019 / 2020 em 4 super apostas
- Colete é tendência, aprenda a usar a peça hit da vez
- Semana de Alta Costura Primavera / Verão 2020: as…