Com a queda das temperaturas, o casaco teddy volta a dominar o feed do Instagram. Quentinho, confortável e estiloso, é fácil entender a razão do sucesso do item, que também teve alta significante nas pesquisas do Google. Mas, afinal, será que a peça é para todo mundo? Saiba como adaptar a tendência ao seu estilo:
A história do casaco Teddy
Embora os casacos felpudos não sejam exatamente uma novidade, é fácil distinguir a origem desta silhueta em especial. No ano de 2013, a grife Max Mara lançou essa tendência de casaco de pelúcia nas passarelas, apresentando um modelo casulo longo e felpudo, produzido em alpaca e mohair.
Ian Griffiths, Diretor de Criação Max Mara, passou muito tempo no arquivo redescobrindo a riqueza desse casaco que já havia sido feito na década de 80 com tecidos de pelúcia em fibras nobres – originalmente desenvolvidos em fábricas de brinquedos infantis alemãs.
Mais tarde, Griffiths descobriu que, não apenas esses tecidos não eram mais produzidos, mas também que as fábricas haviam sido fechadas e muito do know-how perdido. Foi então que a equipe de criação da Max Mara passou a trabalhar com um fornecedor italiano para recriar a tecnologia e produzir uma pele fake à base de seda pura. O volume exuberante do casaco é uma celebração da opulenta extravagância deste tecido.
Até hoje, o casaco teddy original Max Mara faz o maior sucesso e, para a felicidade das fashionistas, outras empresas desenvolveram opções mais acessíveis.
Leia também:
+ Tendências 2022: 4 apostas para ficar de olho desde já
+ Camisa Branca: truques de estilo para tirar o item atemporal do óbvio
+ Estampas psicodélicas: tudo sobre a tendência que vai dominar a temporada
Casaco Teddy é tendência para o Inverno 2021 / 2022
Agora que você já sabe tudo sobre a origem da peça, vamos falar sobre a tendência do casaco teddy, que conquista cada vez mais adaptas. Em geral, ele é produzido com um tecido felpudo que lembra a lã de carneiro, como uma pele de ursinho mesmo.
A modelagem do casaco teddy pode variar e isso torna a tendência ainda mais versátil. Nos anos anteriors, as modelagens alongadas dominaram o street style. Contudo, as mais moderninhas preferem versões curtinhas do casaco, que combinam bastante com looks mais esportivos.
Como usar casaco teddy
Até agora, é possível encontrar modelagens que favorecem todos os gostos e biótipos. Enquanto o casaco teddy longo pode ajudar a alongar a silhueta (principalmente em um look monocromático), vale levar em consideração o clima da sua cidade. Afinal, trata-se de uma peça de fibra sintética e felpuda, sendo, portanto, bem quente. Funciona melhor para os estados onde faz mais frio, mas nada impede que você use com peças levinhas por baixo.
Já as modelagens curtas acabam sendo mais fáceis de usar. Em geral, o interessante é adaptar a peça ao seu estilo. Contudo, no Instagram vimos que o casaco teddy tem algumas companhias fiéis. Por ser despojado, ele combina muito bem com looks no estilo athleisure, isto é, com pegada esportiva e confortável.
Também fica interessante para quebrar a monotonia de um look com peças de alfaiataria, trazendo um elemento inusitado à produção. Na hora de escolher as cores, os tons neutros ainda reinam e são mais versáteis. Pense em tonalidades mais clarinhas, como creme, caramelo, rosé e até branco. Apesar disto, as versões em cores vibrantes também vêm ganhando destaque e combinam com estilos mais criativos ou modernos.
Por fim, como a peça já é bastante chamativa, um truque de estilo bacana é deixar o resto do look mais neutro. Se você observar atentamente as fotos do artigo, vai perceber que os outros elementos da produção são bem básicos, deixando o casaco teddy como ponto focal do look.
Que tal aprender mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem? Clique aqui e baixe meu e-book gratuito!