Aprender a fazer compras conscientes é um exercício de estilo ótimo para você e também para o planeta. Afinal, ter um armário inteligente e bem aproveitado economiza tempo, dinheiro e faz com que as peças durem muito mais, porque elas tem significado.
Nesse caso, o ponto fundamental (alem de conhecer os seus estilos universais) é prestar atenção na qualidade das peças. É uma matemática básica: quanto melhor a peça, mais ela irá durar, além de garantir um total look impecável.
Compras conscientes: como escolher roupas de qualidade?
1. Preste atenção nos materiais e no acabamento
Em primeiro lugar, a dica mais importante na hora de comprar. Seja para si mesma ou como personal shopper, é preciso desenvolver um olhar crítico para os materiais e acabamentos de cada peça.
Preste atenção nos detalhes como zíper, botões e demais aviamentos, eles são os primeiros a entregar a qualidade geral da roupa. Isso porque se forem de má qualidade, logo vão estragar ou apresentar defeitos na cor.
Também é importante aprender a identificar tecidos e fibras. As fibras naturais (algodão, linho, seda, lã) são as mais indicadas, já que garantem conforto térmico e deixam o total look mais refinado. Caso opte pelas sintéticas, busque aquelas peças bem acabadas, que tenham um visual e toque mais semelhante ao das naturais.
2. Fique de olho no caimento e, se preciso, ajuste!
Calças precisam ter o comprimento perfeito.
Na sequência, outro fator fundamental de uma peça de qualidade: a modelagem. Lembrando que nem sempre qualidade e preço alto andam lado a lado, viu? É possível encontrar peças com caimento perfeito e preço acessível, assim como o contrário também pode acontecer. Por isso é preciso ter um olhar treinado para o caimento da roupa.
Uma peça perfeita se adapta ao corpo sem limitar demais os movimentos e sem repuxar. Caso ela esteja um pouquinho grande, leve para uma costureira de confiança e faça os ajustes necessários. Assim você garante um total look impecável e compra algo que vai ser muito bem aproveitado dentro do armário.
Leia mais:
+ Como criar looks estilosos com tênis?
+ Como fazer compras inteligentes nas liquidações de final de ano?
+ As 4 peças-chave do Inverno 2020 para ficar de olho
3. Invista em básicos de qualidade e aproveite as promoções
Por fim, uma dica para quem está começando a pensar no armário inteligente agora. Nesse caso, uma estratégia inteligente é investir em peças básicas (jeans, camisas, alfaiataria) de qualidade e deixar o fast fashion para aquelas peças mais diferentonas, que você não irá usar tanto.
Dessa maneira, é possível criar um total look equilibrado e manter os bons básicos no armário por muitas e muitas estações. Outra dica infalível é ficar sempre de olho nesse tipo de peça na época de promoção. No geral, a mulherada se emociona nas liquidas e quer comprar todas as tendências com aquele descontão. Só que aí as peças saem de moda (ou nem conversam com o estilo) e ficam encalhadas no armário! Não é verdade?
De agora em diante, já sabe. Coloca essas dicas em prática e aproveita as liquidações para garantir aqueles básicos de qualidade com um preço bacana. Garanto que você não irá se arrepender.
Quer dicas incríveis todos os dias? Clique aqui e siga a JB no Instagram!
Posts relacionados:
- Como fazer compras inteligentes nas liquidações de…
- Loungewear: o que é e como apostar nessa tendência…
- Como usar looks com brilho durante o dia?
- Inverno 2020 / 2021 - Principais tendências de NY e Milão
- Armário cápsula com estilo: como montar um…
- Como comprar roupas online: 5 dicas para acertar na escolha