Afinal, como usar blazer sem parecer careta? Apesar da peça ser versátil e sempre retornar ao pódio das tendências, muitas mulheres ainda tem dúvidas na hora de compor o total look. Pensando nisso, reunimos algumas dicas e inspirações para incluir o item no armário:
Blazer feminino: uma peça democrática, atemporal e poderosa
Para começar, vale relembrar a história do blazer e como ele passou a integrar o closet feminino. Inicialmente, a peça – que surgiu por volta de 1837, no Reino Unido – era restrita apenas aos homens. Contudo, por volta de 1930, Coco Chanel deu um empurrãozinho nessa tendência.
A estilista francesa, que adorava brincar com peças consideradas masculinas, se inspirou nos ternos tradicionais para criar o tailleur, o clássico conjuntinho de blazer com saia em tweed. Assim, rapidamente o blazer passou a ocupar espaço v.i.p no armário das mulheres mais elegantes da época.
Décadas depois, mais precisamente nos anos 80, surge o famoso Power Dressing e o blazer volta a estar no centro das atenções. Nessa época, as ombreiras bem marcadas e o terninho impecável ajudavam a transmitir poder e competência para as mulheres em ambientes de trabalho antes masculinos.
Viu como a história da moda é incrível? Os anos passam e o blazer continua sendo um clássico, carregado de significados.
Como usar blazer no total look
Agora que você já sabe da importância histórica desse item, é hora de aprender como usar blazer com dicas simples e fáceis de aplicar. Elas servem tanto para quem já tem a peça no armário quanto para quem pretende investir na compra.
1. Encontre o seu estilo pessoal e adapte o blazer a ele
Uma das grandes vantagens do blazer é que, por se tratar de uma peça clássica que é constantemente atualizada, ele se encaixa em todos os 7 estilos universais. Basta saber compor com o total look. Enquanto as mulheres clássicas e elegantes investem em combinações mais sóbrias, as esportivas podem usar blazer com tênis e jeans.
Já quem tem um estilo sensual combina a peça com minissaias, vestidos leves, crop tops e decotes. As criativas podem abusar do mix de cores contrastantes e as modernas combinam a peça clássica com as últimas tendências do momento.
2. Invista nos acessórios – Como usar blazer
Em segundo lugar, capriche nos acessórios pois eles modificam qualquer look. Lenços, chapéus, brincos, bolsas e calçados diferentões ajudam a quebrar a proposta séria do blazer.
3. Explore diferentes estampas, materiais e combinações de cores
Quem disse que o blazer precisa ser somente de alfaiataria e em cores neutras? Nada disso. Afinal, trazer um toque de tendência para as peças clássicas faz toda a diferença e ajuda a encaixar o blazer dentro do seu estilo pessoal.Algumas propostas como animal print e couro estão super em alta. Já para os looks noturnos, que tal um blazer de paetês? Uma vez que você descobre o seu estilo, a moda é um mar infinito de possibilidades divertidas para sair da mesmice.
4. Descubra a altura ideal do seu blazer
Por último, uma dica prática e que faz toda a diferença. Para ir além das dicas genéricas de styling, é fundamental compreender as proporções corporais. É assim que você descobre a altura ideal para casacos e também o tamanho perfeito das estampas e acessórios. Confira dicas no vídeo abaixo e aproveite para seguir a JB no Instagram:
Que tal aprender mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem? Clique aqui e baixe meu e-book gratuito!
Posts relacionados:
- Blazer cropped: tudo sobre a tendência e como usar a peça
- Looks de alfaiataria: 3 dicas para não errar na hora…
- A história do tweed na moda e como atualizar o…
- Tendências 2022: 4 apostas para ficar de olho desde já
- Conjuntinhos: aprenda como usar a tendência em 2022
- Inverno 2020 / 2021 - Principais tendências de NY e Milão