Investir em estampas elegantes é mais do que apenas vestir roupas bonitas. É uma expressão refinada de estilo pessoal, combinando sofisticação, harmonia e atenção aos detalhes.
Assim, dentro dos 7 estilos universais, o estilo elegante se destaca pela sua simplicidade sofisticada e pela escolha de peças bem estruturadas e atemporais. Mas isso não significa que somente esse estilo deva investir em estampas elegantes. Afinal, elas funcionam como um coringa em qualquer armário.
Adicionar estampas ao seu guarda-roupa é uma maneira infalível de injetar personalidade e estilo em seus looks. Seja em uma blusa, vestido ou acessório, as estampas podem transformar um visual básico em algo verdadeiramente memorável. Ao escolher estampas elegantes, você adiciona um toque de charme e sofisticação instantâneos ao seu estilo.
Afinal, o que são estampas elegantes?
Primeiramente, chamamos de elegantes aquelas estampas clássicas, atemporais e que servem de base para a construção do estilo pessoal.
Diferentemente das estampas divertidas ou mais ousadas, as elegantes nunca saem de moda. Sendo assim, investir em peças com essas padronagens é sempre interessante. A seguir, vamos falar sobre 4 estampas clássicas e sofisticadas, com dicas de como combiná-las dentro do seu estilo pessoal.
1. Polka dots, o famoso poá
A estampa de polka dots, também conhecida como estampa de poá, teve origem na Europa no século XIX e rapidamente se tornou um clássico da moda. Ela é caracterizada por pequenos círculos distribuídos uniformemente em um fundo, geralmente em contraste com a cor base da peça de roupa.
Esta estampa foi popularizada em grande parte pela cultura pop e pelo cinema na década de 1950. Assim, tornando-se um símbolo de feminilidade e estilo.
Para incorporar a estampa elegante de polka dots em seus looks de maneira sofisticada, opte por peças que tenham um design clássico e atemporal, como camisas, saias e vestidos. Contudo, vale se atentar para evitar o visual pin up, pois ele é bastante caricato.
Você pode combinar essa estampa com outras peças neutras ou contrastantes para criar um visual equilibrado. Por exemplo, um vestido de poá preto e branco pode ser combinado com acessórios em tons sólidos para um toque de sofisticação. Diferentemente, você pode optar por misturar estampas, como combiná-lo com uma jaqueta listrada para um look mais ousado e moderno. O mix and match é certamente super moderno.
2. Pied-de-poule: estampas elegantes
Na sequência, temos um outro clássico da moda. A estampa pied-de-poule, também conhecida como pé-de-galinha, tem suas origens na Escócia. Além disso, ela foi popularizada pela estilista Coco Chanel na década de 1920.
Caracterizada por um padrão de xadrez pequeno e irregular, esta estampa é frequentemente associada à elegância e sofisticação. Peças clássicas e com bom caimento combinam com essa estampa elegante. Se o seu estilo for mais criativo ou moderno, experimente peças onde o pied-de-poule traz cores contrastantes, como o pink e vermelho, por exemplo.
Ademais, essa estampa é perfeita para os looks de escritório, pois combina bem com alfaiataria.
3. Tweed
Em terceiro lugar, temos o clássico tweed. Grandes marcas como Chanel, Prada e também Gucci frequentemente exploram a padronagem. Aqui, vale notar que temos uma pequena diferença: de modo geral, o tweed é, na verdade, uma padronagem criada no próprio tecido, misturando linhas de cores e estruturas diferentes. Por isso, além de ser uma estampa elegante, ela também adiciona uma textura interessante no look.
Para quem adora tendências, os conjuntinhos de mini saia e blazer de tweed são sempre uma boa aposta. Por outro lado, as criativas se beneficiam ao explorar um mix de estampas.
Ademais, o tweed também aparece em acessórios, tais como bolsas e botas. No cabelo, aposte nas tiaras de tweed, uma opção feminina e elegante.
4. Listras, o clássico infalível das estampas elegantes
Por último, é claro que não deixaríamos de citar as listras. Elas aparecem em diferentes orientações, cores e espessuras. Uma coisa que nunca muda é a sofisticação desse clássico.
Cabe falar que a estampa listrada é a mais fácil de combinar. Por isso, se você ainda não se aventurou no mundo das padronagens, vale começar pelos listrados.
A diferença entre uma peça elegante e outra que peca nesse quesito é sempre a composição, no caso o tecido, caimento e modelagem. Dê preferência para as listras verticais, pois elas se adaptam facilmente à diferentes tipos de corpos. Você pode usar e abusar das cores, lembrando do que ensinamos por aqui sobre o círculo cromático para não errar.
Que tal receber o seu projeto de imagem personalizado com as cores, estilos, cortes e formatos certos para você? Clique aqui e confira como.