ponto focal consultoria de imagem

Ponto focal: aprenda como usar esse truque de estilo a seu favor nos looks

Dentro de um armário inteligente, é fundamental conhecer a importância do ponto focal. Esse efeito pode salvar o total look e ainda deixa as produções menos óbvias. Por isso, vamos desvendar tudo sobre o truque de estilo e como você pode adotá-lo já.

 

 

Mas o que é um ponto focal?

ponto focal neon no look
Imagem: Reprodução / Pinterest

Chamamos de ponto focal aquele detalhe que atrai o olhar de primeira. Assim, como o nome já indica, ele é o ponto de destaque para o qual direcionamos o olhar. Dentro do total look, esse truque é um poderoso aliado para tirar qualquer produção do básico ou, ainda, para realçar os pontos fortes do seu biótipo. Aliás, uma das principais vantagens da técnica é que o efeito pode vir dos acessórios, da escolha das cores ou, ainda, com peças-chave.

Pense em um look monocromático, por exemplo. Se você quer deixar tudo mais interessante, vale incrementar com uma bolsa de cor contrastante, por exemplo. Ou mesmo com um calçado estampado. Isso ajuda a criar mais opções dentro do armário e o ponto focal também pode ser aliado a outros efeitos que alongam, achatam ou dão a impressão de volume.

Dito isso, deu para compreender a razão da sua importância, não é mesmo? Mas para trazer esse foco no total look, é preciso primeiramente conhecer o seu biótipo e o seu estilo. Afinal, da mesma maneira que o efeito pode favorecer, ele também pode chamar a atenção para áreas indesejadas.

 

Como usar o ponto focal no total look

Em primeiro lugar, tenha em mente que é possível criar o efeito de muitas formas diferentes. Você pode, portanto, iniciar com combinações mais simples e, aos poucos, ganhar segurança para ousar mais. Dê preferência para destacar a parte do corpo que você mais gosta.

Para quem tem quadris estreitos e ombros largos, uma calça estampada ou bem colorida pode servir como ponto focal e ainda ajudar a equilibrar a silhueta. No entanto, optar por uma peça chamativa na região do colo ou dos ombros pode ter o efeito contrário.

Ainda assim, uma das formas mais fáceis de começar a brincar com o foco do total look é a partir dos acessórios. Sabe aqueles dias em que você quer usar o clássico combo jeans + camiseta branca, mas sem cair no óbvio? Experimente complementar com um lenço estampado, uma bolsa colorida ou sapatos com cores e texturas contrastantes.  Até mesmo o cinto pode aparecer em novas cores e padronagens, atualizando a produção. É um exercício simples, mas poderoso.

Então, uma das principais dicas é manter o resto da produção mais neutra, enquanto o ponto de foco rouba a cena. Assim você evita os erros e, de quebra, garante uma produção menos monótona.

Se você ainda não sabe identificar o seu biótipo e está em dúvida em relação ao estilo pessoal, o mais indicado é passar por uma consultoria de imagem. Este investimento altera não somente o visual, mas também irá garantir mais confiança a partir da projeção de uma imagem adequada com os seus sonhos, estilo de vida e aspirações.

 

Leia também:

Rosto redondo: aprenda como identificar e equilibrar o formato

Tendências 2021: 4 apostas que vamos ver muito durante o ano

Slow fashion: o que é e como ele pode mudar o seu modo de comprar roupas

 

A importância dos acessórios

Por fim, vale ressaltar uma dica que muitas vezes passa despercebida. Quem segue a JB Academy no Instagram já sabe: um armário inteligente segue proporções corretas. Sendo assim, ele deve ser composto da seguinte maneira:

  • 50% por itens referentes ao seu estilo;
  • 40% por acessórios (como bolsas, sapatos, chapéus, lenços, meias, colares e brincos) que servem como multiplicadores de looks;
  • 10% reservado para itens de fast fashion, aquelas tendências rápidas que deixam os looks mais modernos.

Percebeu como os acessórios são importantes? Seja para construir o ponto focal ou mesmo para multiplicar as opções, eles fazem toda a diferença e não devem ser ignorados. Afinal, o mesmo look básico pode frequentar diferentes ocasiões, apenas com a mudança dos acessórios que o acompanham.

Agora que você já sabe, aproveite para conferir o seu guarda-roupas e veja se ele está de acordo com essa regrinha. Nem sempre o excesso de opções é bom e, muitas vezes, mais atrapalha do que ajuda.

 

Que tal aprender mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem? Clique aqui e baixe meu e-book gratuito!

Compartilhar esta postagem

Siga-me no Instagram, Facebook e YouTube para não perder nenhuma das novidades que estão chegando!

Dúvidas?

Entre em contato comigo!

JB ACADEMY
R. Professor Brasílio Ovídio da Costa, 923 – Curitiba/PR

Fale comigo!

Copyright 2023 | Juliana Bacellar | Todos os Direitos Reservados

Receba nossos conteúdos exclusivos


This will close in 0 seconds

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudar?
× Como posso te ajudar?