Você já ouviu falar em visagismo? Essa técnica busca transmitir esteticamente a personalidade e harmonizar as feições individuais a partir de uma análise personalizada. Por isso é uma etapa muito importante dentro do processo de consultoria de imagem, afinal, o total look é a harmonia completa.
O que é visagismo e para que ele serve?
O nome vem da palavra “visage” (rosto, em francês) e a técnica foi criada na França, em 1936, pelo maquiador Fernand Aubry. No início, o visagismo limitava-se apenas à formas geométricas e cores. A ideia central é identificar os pontos fortes e valorizar a beleza, sempre respeitando a essência da cliente. Estéticamente falando, o visagismo é uma ferramenta que o profissional qualificado usa para saber qual é o visual mais adequado para cada um
Hoje em dia, Phillip Hallawell o grande nome do visagismo mundial. Após diversos estudos, ele aprofundou a técnica incluindo traços de personalidade e temperamento. Assim, de acordo com ele, existem 9 formatos de rosto, apresentando diferentes características.
Como a técnica não se trata de uma ciência exata, é indispensável optar por um profissional altamente qualificado. Maquiagem, corte de cabelo, coloração, penteado e outros recursos estéticos são combinados para atingir o resultado desejado.
Leia mais:
+ Kitten heels e sapatos chunky: aprenda a usar essas tendências
+ Como combinar tons pastel no total look?
+ Proporção corporal: o que é e sua importância na imagem pessoal
Como a consultoria de imagem incorpora o visagismo no total look?
Em primeiro lugar, vamos relembrar o que significa o termo total look. Trata-se da harmonia da imagem, onde o estilo de roupa, de maquiagem, cabelo, acessórios e rosto criam uma identidade. Essa, por sua vez, é utilizada para transmitir ao mundo a imagem desejada.
É aí que entra o visagismo. Ele é um aliado fortíssimo nessa construção. Mas preste atenção: consultora de imagem e visagista são dois profissionais diferentes, ok? Dentro da consultoria, a teoria do formato do rosto é usada para indicar formato de óculos, acessórios e cortes de cabelo.
Esses últimos são uma sugestão, que será ainda mais certeira com o apoio do visagista. Afinal, ambos se complementam e criam uma imagem harmônica, perfeita para transmitir a essência e os objetivos de cada mulher. Em ambos os casos, escolha profissionais de confiança e com uma formação exemplar. A atualizaçao contínua é a chave do sucesso profissional e, nesse caso, não seria diferente.
Caso você seja uma consultora de imagem, saiba que é possível, também, se especializar em visagismo e aliar as duas técnicas dentro do seu atendimento. Para quem está pensando em ingressar na área, vale ficar de olho nos cursos e workshops da JB Academy, que estão repletos de novidades para 2020.
Posts relacionados:
- Rosto redondo: aprenda como identificar e equilibrar…
- Coloração pessoal: principais benefícios de…
- Ponto focal: aprenda como usar esse truque de estilo…
- Proporção corporal: o que é e sua importância na…
- Análise cromática: descubra como funciona e sua…
- Descubra os principais benefícios da consultoria de imagem