O clima Barbiecore continua em alta e o Viva Magenta acaba de ser apontado como a cor do ano 2023 pela Pantone. De acordo com a empresa, o tom é destemido, exuberante e simboliza a força.
O significado da Cor do Ano 2023
“Uma cor nada convencional para tempos não-convencionais”, foi assim que a Pantone apresentou o Viva Magenta, um tom da família dos vermelhos quentes com bastante cor-de-rosa na composição.
Todos os anos, a empresa elege uma cor que irá dominar os campos da moda, beleza, arquitetura e design. Além da beleza, é claro, a psicologia também está por trás da escolha, já que ela é sempre recheada de significados.
E a escolha de um tom vibrante é algo que nos dá esperança de que os próximos meses trarão um pouco de fôlego, depois de um tempo de pessimismo nas frentes econômica e geopolítica.
Então, se os especialistas em cores estiverem certos, o próximo ano pode ter algumas mudanças positivas e novas perspectivas. Alívio. Especialmente porque a Pantone associa essa nova cor à alegria, celebração otimista, força, dinamismo e até vigor. Termos que refletem uma certa energia positiva que não tem sido exatamente o centro das atenções nos últimos anos, para dizer o mínimo.
“Corajosa e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista… É um vermelho animado que revela a pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições, uma tonalidade eletrizante e sem limites”, descreve Pantone em seu site.
Leia mais:
+ Bodycon: a tendência perfeita para mulheres de estilo sensual
+Azul cerúleo: tudo sobre a cor mais quente para 2023
Viva Magenta nas passarelas
A seguir, um fato curioso e incomum, apontado pela revista Forbes. Embora os tons rosados tenham reinado absolutos durante o ano, o Viva Magenta não apareceu, de fato, nas últimas passarelas.
Segundo análise da ferramenta Tagwalk, que trabalha na triagem dos desfiles das diversas Fashion Weeks, as principais tonalidades vistas foram azul cobalto, tons pastel, lilás, prata, fluorescente, dourado, laranja e possivelmente transparente.
Por outro lado, celebridades como Chiara Ferragni e Selena Gomez já apareceram por aí em looks utilizando o Viva Magenta.
Vale notar que trata-se, por fim, de uma cor bem versátil e que funciona com diferentes tonalidades e temperaturas de pele.
Além das roupas, aproveite para investir em acessórios, joias e até mesmo maquiagens com o tom. Um batom Viva Magenta, por exemplo, pode ser o toque que faltava no seu total look.
Como usar Viva Magenta
Uma vez que o Viva Magenta é um vermelho que equilibra o quente e o frio, não é muito agressivo para o visual. Em vez disso, a cor traz um elemento divertido e comemorativo para o total look.
Nos looks monocromáticos, ele imprime poder e personalidade forte. Se a ideia for transmitir mais serenidade, o ideal é investir na cor nos acessórios, combinando com peças de cores como azul, cinza claro ou tons pastel.
Por fim, na indústria da beleza, a Pantone vê a Cor do Ano nos cabelos, principalmente nas pontas, um detalhe ousado que pode transformar o cabelo em um acessório.
Ademais, o Viva Magenta também brilha nos lábios, bochechas e unhas. Este tom versátil é universalmente belo em todas as idades, gêneros e tons de pele.
Que tal aprender mais 125 dicas de ouro para dar um UP na sua imagem? Clique aqui e baixe meu e-book gratuito!
Posts relacionados:
- Luxo Silencioso: a tendência da elegância discreta
- Jeans 2023: 5 tendências para atualizar o armário
- Westerncore é a tendência de estilo da vez
- Peach Fuzz: descubra tudo sobre cor do ano 2024 da Pantone
- Organizar mala: 5 dicas infalíveis para viajar com estilo
- Rosa vibrante é tendência para 2022 e 2023, saiba como usar