Moda dopamina: aprenda a arrasar nas cores em todas as estações

Após o auge da pandemia, a moda dopamina surge trazendo alegria para o armário. Cores vibrantes, contrastes e muita alegria fazem parte da tendência, que já é hit consagrado. Mas afinal, como investir nessa ousadia fashion sem perder o estilo? Confira nossas dicas:

 

O que é moda dopamina?

Em primeiro lugar, o nome é inspirado pelo neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, regulação do humor e motivação.  Muito além de uma tendência, a moda dopamina surge como uma resposta aos tempos sombrios causados pela pandemia.

Segundo os especialistas, a profusão de cores e contrastes transmite uma mensagem de esperança e o desejo de mais leveza a partir de tons vivos e vibrantes. Portanto, pense em uma tendência divertida, que combina com frescor o círculo cromático, causando sensações de bem estar.

 

look monocromatico tendencia dopamine dressing
Os looks monocromáticos e ultra coloridos são hit na moda dopamina. Fonte: L’Officiel Austria

Moda e psicologia: por trás do fenômeno Dopamine Dressing

Há muito que a ideia conexão entre roupas coloridas e a melhoria do estado de espírito tem sido objeto de pesquisas por psicólogos e terapeutas. E agora a moda se apropria desse conceito, chamado de “dopamine dressing”.

De acordo com a Revista L’Officiel austríaca, “quando a dopamina é liberada em grandes quantidades, leva a sentimentos de felicidade ou bem-estar no corpo. Esse sentimento nos motiva a repetir as ações que foram responsáveis por esse sentimento”.

 

looks com verde e amarelo moda dopamina
Fonte: Pinterest

 

Além disso, a ação desse neurotransmissor também pode ser aumentada, entre outras coisas, por boas noites de sono, exercício físico, música favorita, luz solar, contato humano e uma rica ingestão de proteínas. A ciência ainda estuda a possibilidade da dopamina ser ativada pelo total look. Incrível, não é mesmo?

Ainda, para a psicóloga Dra. Dawnn Karen,”pesquisas confirmam que as cores vibrantes podem provocar emoções positivas, afetando o comportamento humano ao mesmo tempo em que abordam normas e sensibilidades culturais”.

 

 

https://www.instagram.com/p/CXlpZE3NLnR/

Leia também:

+ Como fazer Color Blocking e arrasar nos looks ultra coloridos!

Círculo cromático nos looks: aprenda a combinar cores a seu favor!

 

Como apostar na moda dopamina

Em seguida, vamos ensinar algumas dicas incríveis para quem quer apostar nessa tendência, que une moda e bem estar. Afinal, como sempre pontuamos na consultoria de imagem, a forma como nos vestimos vai muito além da estética. Um estilo pessoal assertivo deve comunicar nossa personalidade e, ainda, auxiliar no fortalecimento da auto estima. E como pontuamos anteriormente, as cores podem auxiliar até mesmo no humor. Então vamos lá:

 

1. Análise cromática é ideal para iniciantes e também para experts em looks vibrantes

Fonte: Pinterest

 

Para começar, o ideal é investir em uma análise cromática para descobrir a sua cartela. Isso porque ela ajuda a realçar a beleza de cada um, sem comprometer as escolhas. Feito isso, adapte as dicas para as tonalidades que combinam melhor ou use nossos truques de styling para adotar cores cora da cartela dentro do total look.

Na JB Academy nós desenvolvemos o exclusivo método D.N.A Colors, que segue a metodologia do sazonal expandido e foi amplamente testado para a pele brasileira. Aprender a dominar as cores que elevam a sua máxima potência garante um visual incrível, além de dar aquele up na auto-estima.

 

2. Acessórios coloridos também fazem parte da tendência dopamina

Fonte: Pinterest e montagem JB Academy

 

Primeiramente, nossos queridinhos que compõem mais da metade do armário. É claro que os calçados, bolsas, joias, lenços e chapéus também entram nessa onda. E eles são perfeitos para mergulhar na tendência sem correr muito risco.

Se você já está avançada nos truques de estilo, uma boa dica é criar um color blocking entre os acessórios ou contrastando-os com uma peça do look.

 

3. Misture cores sem medo

moda dopamina
A moda dopamina é para todas as idades! Fonte: WhoWhatWear

 

Na sequência, é claro que o mix & match não pode faltar na moda dopamina. Aqui não estamos falando somente de color blocking, mas também de brincar em cores análogas, aquelas que estão mais próximas no círculo cromático.

E se você quer arriscar ainda mais, aproveite para investir nas cores que estão em alta na estação, como o Verde Bottega e o Very Peri, cor do ano 2022 pela Pantone.

 

 

 

4. Por último, utilize a cor como ponto focal no look

Fonte: Pinterest

 

Além dos monocromáticos e da mistura de tons, os looks com ponto de cor também são hit na moda dopamina e perfeitos para as mais clássicas. Portanto, mantenha a produção neutra e eleja apenas uma peça colorida para apostar na trend. Com isso, você adiciona uma pitadinha de informação de moda e aproveita para modernizar o armário sem arriscar demais.

 

Compartilhar esta postagem

Siga-me no Instagram, Facebook e YouTube para não perder nenhuma das novidades que estão chegando!

Dúvidas?

Entre em contato comigo!

JB ACADEMY
R. Professor Brasílio Ovídio da Costa, 923 – Curitiba/PR

Fale comigo!

Copyright 2023 | Juliana Bacellar | Todos os Direitos Reservados

Receba nossos conteúdos exclusivos


This will close in 0 seconds

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudar?
× Como posso te ajudar?